top of page

sobre o VERDESALTO:

O projecto Verdesalto, nasce da vontade de impulsionar a acção e a reflexão em torno do aspecto lúdico-expressivo humano, com o objectivo de o ampliar, resgatar e disponibilizar enquanto conceito, apresentando-o, em si mesmo, como um recurso educativo.

Para além da ludicidade como conceito prático educativo essencial, este projecto propõe-se a agir sobre a paisagem cultural e social, promovendo a geração e a recolha de recursos educativos lúdico-expressivos concretos, quer através da sua investigação, experimentação e publicação, quer através da criação de redes e parcerias horizontais de reflexão e trabalho, unindo e desafiando os actores educativos, artísticos, académicos e culturais. 

Também é seu objectivo, adicionar aos recursos criados ou recolhidos, a necessária itinerância à sua divulgação e disponibilização, criando um ciclo cultural de uso, adição de valências e devolução em partilha, baseado na ludicidade e na expressão como possibilidade de empoderamento do indivíduo e da comunidade.

Coordenação:

​

O projecto VerdeSalto, da ass. Semente de Alfarroba, com sede em Tavira (Malhão), é coordenado por Belisa Sousa e Pedro Espada.

​

Belisa Sousa:

 

Na Associação Semente de Alfarroba, da qual é membro da direcção, tem coordenado diversos projectos de carácter lúdico-educativo, nomeadamente o projecto VerdeSalto.

Através desta associação tem concebido e orientado oficinas para crianças nas escolas, bibliotecas e outros locais em diversos concelhos do Algarve.

É formadora de professores nas áreas das expressões artísticas e animação de grupos. 

Frequentou o curso de Estudos Teatrais da Universidade de Évora e participou em diversos espectáculos e performances de carácter multidisciplinar ao nível da música, teatro, cenografia e dança com a Associação Mandrágora, Pim Teatro, Teatro da Comuna e Companhia de dança Amalgama.
Tem concebido e orientado oficinas artísticas para crianças, jovens e adultos desde 2002 , nomeadamente na Fábrica das artes (CCB),Teatro Maria Matos, Fundação Calouste Gulbenkian, Associação Cultural Sete Ofícios e Teatro L.U.C.A

​

Pedro Espada:

​

É membro da direcção da Associação Semente de Alfarroba, tem coordenado diversos projectos de carácter lúdico-educativo nomeadamente o projecto VerdeSalto.

Através desta associação tem concebido e orientado oficinas para crianças nas escolas, bibliotecas e outros locais em diversos concelhos do Algarve. 

Participa na criação, construção e orientação de espaços de experimentação criativa para o público infantil desde 2003, bem como,  realiza apoio luminotécnico e cenográfico a espectáculos .

Frequentou o curso de Medicina Tradicional Chinesa na Escola Superior de MTC dedicando-se à investigação em fitoterapia.

Na relação com as plantas e paisagem natural desenvolve o projecto Paisagem de sementes (para escolas do 1ºciclo), um projecto de valorização da diversidade natural e cultural.

​
 

​

​

bottom of page