Oficinas ao redor do livro
dinamização de bibliotecas, espaços de leitura, livrarias, etc...
A presença do livro e da biblioteca na escola, são essenciais para uma saudável construção do plano educativo e cultural.
É nosso objectivo oferecer às crianças e à biblioteca escolar uma dinâmica onde o livro é o protagonista e a aprendizagem se realiza fazendo, pela construção, experimentação e criação. Permitir que a criança descubra em si a "magia" do livro é permitir-lhe que se forme como leitor e que adquira ferramentas individuais para o seu desenvolvimento.
Com estas oficinas propomo-nos a "lançar a semente" na construção de um novo redimensionamento do livro aos olhos das crianças, para que este e a biblioteca sejam vistos como recursos potencializadores da vontade de fazer, aprender e conhecer. Que alimentem, sustentando, a curiosidade, solidifiquem a identidade, a criação e a comunicação.
Apresentamos um conjunto de oficinas promotoras de recursos educativos que serão expostos e experimentados tendo em vista a possibilidade da sua posterior aplicação em sala de aula.
É objectivo que o trabalho realizado, ainda que pontual, possa ter repercussões no grupo de crianças e adultos e, deste modo, acrescentar recursos e valências a ser exploradas livremente em autonomia pelo grupo.
No sentido de construir um trabalho com maior profundidade que possa ir ao encontro das necessidades específicas de cada escola/ grupo, construímos um plano de oficinas diversificado quer no que diz respeito às idades do público alvo, quer aos temas abordados.
Trava-línguas
Oficina de expressão verbal e plástica
público alvo: alunos do pré-escolar, 1º, 2º ano
duração: 1h 45m
Partindo desta riquíssima herança cultural, propomos que , para além de ‘destravarmos’ as nossas línguas, descubramos o que se esconde entre letras e palavras.
Histórias à solta
a fazer o pino, do avesso, ao contrário, baralhadas
Contador de histórias + Oficina de escrita lúdica e criativa
público alvo: alunos do 3º, 4º ano
duração: 1h 45m
Gianni Rodari, autor do livro “Baralhando histórias” é também, para além de contador e inventor de histórias uma inspiração para todos aqueles que se deixam levar pela imaginação. Com base em alguns exercícios de Gianni Rodari e tendo como matéria prima as histórias tradicionais propomos uma oficina que ajuda a virar as histórias do avesso.
Cosendo histórias
em retalhos de memórias
Contador de histórias + Oficina de composição de histórias
público alvo: alunos do pré-escolar, 1º, 2º ano
duração: 1h 45m
A nossa memória está cheia de histórias de aventura, suspense, terror, humor, romance... são pequenos retalhos que nos fazem, sorrir e sonhar... é só fechar os olhos e reviver esses quadradinhos de história. Desafiamo-vos a coser as histórias juntos, e juntos fechar os olhos sonhando cada quadradinho da grande manta.
Cozendo histórias
construção receitas literárias
Contador de histórias + Oficina de escrita lúdica
público alvo: alunos do 3º e 4º ano
duração: 1h 45m
Partindo da história “O incrível rapaz que comia livros”, esta oficina propõe um momento criativo e lúdico ao redor dos livros. Pesando bem cada palavra e saboreando cada frase, convidamo-vos a juntar ingredientes ‘exquis’ com imaginação qb. na construção desta refeição tão fora de vulgar.
Oinc! Ploft, blherc, ui, ah!
Contador de histórias + Oficina de composição plástica
público alvo: alunos do 3º, 4º ano
duração: 1h 45m
Com base no livro “OINC! - A história do príncipe-porco”, com história de Isabel Minhós Martins e ilustrações de Paula Rego, propomos uma oficina que deixe o grupo vivênciar, experimentando, o universo plástico e narrativo criado pelas autoras.
Olhar a Pintura
Oficina de teatro
público alvo: alunos do 4º ano
duração: 1h 45m
Olhar a pintura. Banhar-me na pintura e esfregar as costas com os pincéis. Nadar nas tintas e pintar o outro. Deixar-me ser pintado por ele. Olhar de novo a pintura e olhar o que se olha por dentro. Olhar vendo.
Olhar a Poesia
oficina de construção poética
público alvo: alunos do 3º e 4º ano
duração: 1h 45m
Explorando textos de autores portugueses ligados à poesia visual portuguesa como: Ana Hatherly, Fernando Aguiar, E. M. de Melo e Castro, Salette Tavares entre outros propomos que o grupo crie os seus poemas, explorando a sua interpretação oral e gráfica, abrindo a poesia para um experiência lúdica e prazerosa.
Histórias com lobos
contador de histórias+oficina de criação de histórias
público alvo: alunos do 3º e 4º ano
duração: 1h 45m
O lobo é mau? Talvez as histórias tenham sido mal contadas…
Esta é uma oficina onde brincaremos com histórias conhecidas de todos e o lobo, protagonista destas histórias, ganhará outras qualidades. Descobriremos o lobo bondoso, generoso, culto, simpático ou simplesmente azarado.
Cada grupo criará um livro de histórias coletivo.
Cocó de passarinho
contador de histórias+oficina de expressão plástica
público alvo: alunos do pré escolar, 1º e 2º ano
duração: 1h 45m
As sementes que viajam na barriga dos passarinhos vão crescer noutras paisagens.
Partindo do livro “Cocó de passarinho” viveremos um momento de construção e criatividade com a natureza.
Sementes
contador de histórias+oficina de catalogação de sementes
público alvo: alunos do 2º, 3º e 4º ano
duração: 1h 45m
Esta oficina, com base no livro “Cem sementes que voaram”, permite que a criança descubra o mundo das sementes numa viagem que tem a árvore como ponto de partida. Entre o voo ao sabor do vento ,no bico de um pássaro ou na corrente do rio acompanhamos as sementes.
Uma abordagem que liga o mundo das histórias a uma experiência prática que leva cada criança e o grupo a conhecer melhor o mundo das plantas e os ritmos da natureza.