Paisagem de Sementes
da semente ao prato
O projecto da “Paisagem de sementes”, nasce da vontade de resgatar a presença, os saberes e as práticas tradicionais, caídos em desuso ou restritos a uma determinada faixa etária ou geográfica da população, e devolvê-los, tornando-os elementos vivos e consolidadores da comunidade.
Este projecto, debruça-se sobre a paisagem humana, na sua vertente cultural, a partir da produção agrícola tradicional e da recolha, conserva e uso das sementes tradicionais ou “antigas”.
As sementes tradicionais, constituem em si, um património imensamente rico e ameaçado e um testemunho vivo da engenhosa resiliência das gentes, na sua adaptabilidade e imersão nos lugares.
As gentes e os lugares, constituintes primários do território, têm vindo a perder ferramentas essenciais na gestão própria do espaço e das actividades rurais.
Deste modo, a valorização e o resgate do manancial de soluções “antigas” é a valorização das gentes do presente, passado e futuro, e do potencial natural e humano dos lugares.
Através das escolas do primeiro ciclo do ensino básico, quer pela sua penetração no tecido social, quer por permitir atingir uma faixa bastante alargada da população: as crianças, as suas famílias e a comunidade próxima pensamos ser possível contribuir positivamente na consolidação do respeito pelo que fomos e somos, assim como na sustentabilidade do futuro colectivo.
Uma contribuição humilde mas, pensamos, na direcção certa.
A paisagem de sementes é uma acção de continuidade para as escolas e desenrola-se em três momentos de oficina prática ao longo do ano lectivo com cada turma participante.
Paralelamente os alunos e suas famílias são convidados, mediante suportes fornecidos pela associação, a investigar uma semente da horta ou pomar, bem como todo o seu trajecto até nos chegar ao prato.
Esta recolha feita pelas crianças e famílias resultará num livro que por um lado sumariza as informações relativas à semente, planta, flor, fruto,.. bem como, as diversas receitas onde é utilizada.
Conjunto de três sessões na escola com as turmas participantes:
1- Apresentação do projecto , entrega de material de acompanhamento ao trabalho
Que diversidade encontro no espaço exterior da escola?
Construção conjunta de um pequeno herbário com o material recolhido na escola.
2- Construção de espaço dedicado às plantas autóctones, nomeadamente as aromáticas, no espaço exterior da escola.
Construção conjunta de um pequeno herbário com o material recolhido na escola (parte 2)
3- Sessão para pais e filhos com oficina prática
Apresentação do trabalho realizado ao longo do ano.
Apresentação do livro "Da semente ao prato"