Jogo e expressão verbal
A letra, o som, a palavra escrita e falada.
O Jogo aliado à escrita poderá constituir-se como um facilitador e desbloqueador da construção de textos, ou simplesmente activar o prazer de brincar entre o som e seu registo no papel.
Para crianças que iniciam o seu percurso escolar poderá ser uma ferramenta essencial para o estabelecimento de uma prazerosa relação e apropriação do processo da escrita. Para aqueles que já estabeleceram os processos de comunicação escrita, poderá revelar-se uma ferramenta para o enriquecemento destes, através da sua consolidação e expansão criativa.
Nestas oficinas, entre o jogo com a letra e o seu grafismo, a palavra portadora e produtora de sentido(s), estimula-se o processo de expressão e observação.
Com a produção de experiências gráficas, ligadas ao desenho da letra, a construção de histórias ou pequenos textos leva à criação de universos próprios, num processo que alimenta o pensamento divergente, enriquecendo a expressão e a comunicação.
Na expressão oral, o trabalho de jogo na articulação de palavras, no seu ritmo, na sua intenção e na sua intensidade, trarão uma mais fluida desenvoltura na comunicação perante o outro.
Criando e traçando pontes entre o som, o sentido e a imagem da palavra e a sua produção gráfica, o ritmo do dizer e a sua notação, a associação de palavras através de processos de estranheza, aproximação, contraste, etc... a palavra e a letra ganham uma plasticidade que nos levará a esculpir e pintar com elas, a moldar as ideias com letras sobre o papel.
Mais informação contactar: